top of page

Blog

O que é eficiência alimentar?



Eficiência alimentar, de maneira geral, relação entre o produto (leite ou carne) e o consumo.


Ela é afetada por muitos fatores.


Existe um estudo intenso atualmente para estudar e selecionar os animais mais eficientes. Ou seja, os que ingerem menos alimento e mantém ou até produzem mais leite e carne.


Hoje se avalia o CAR - consumo alimentar residual que é a diferença o do consumo real e o consumo predito/estimado. Se o animal ingere menos que o predito ele é mais eficiente.


Temos diversas estratégias nutricionais: uso de ionóforos, fontes de amido mais digestíveis, outro aditivos que reduzem a produção de metano (CH4) e aumentam a de propionato. Isso aumenta a eficiência alimentar.


Na segunda imagem, temos um estudo feito com 5000 vacas que avaliou a % da energia retida em produto (leite) em relação a energia que existia na dieta (é uma medida de eficiência alimentar) entre vacas de diferentes níveis de produção de leite. Observamos que com aumento da produção de leite (aumento dos múltiplos de mantença) aumenta-se a eficiência. Porém existe uma variabilidade grande entre as vacas, logo existe possibilidade para seleção genética para os mais eficientes.




 

Quer saber mais? entre no nosso grupo de discussões sobre NRC 2021


1 Comment


Guest
Jun 13, 2022

Muito bom!

Like
bottom of page